Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h21 | Última atualização em Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 15h10 | Acessos: 403

A Assessoria de Comunicação (Ascom) foi criada em abril de 2014, alguns meses após a assinatura da lei de criação da Unifesspa, em 5 de junho de 2013. Ao tempo em que a universidade dava seus primeiros e importantes passos, começava a ser formada a primeira equipe de comunicação, responsável por conduzir a Unidade, atendendo às necessidades de comunicação da recém-criada universidade federal do sul e sudeste paraense.

Na sua formação inicial, antes da realização do primeiro concurso público para contratação de servidores da Unifesspa, a Ascom contou com a colaboração da jornalista Larissa Carly Pinto da Silva e da então estudante de Jornalismo da UFPA, Michele Fernandes que, na condição de estagiária, colaborava da cidade de Belém com produção de conteúdo para o site da Unifesspa.

A primeira versão do site foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa. O servidor Charles Pitter da Silva Sarges foi o técnico designado para a construção do Portal Unifesspa. Ele foi integrado à equipe da Ascom, meses depois, chegando a assumir a chefia da Unidade.

Em agosto de 2014, a Ascom passou a contar com o servidor Fabrízio Franco, o primeiro aprovado para o cargo de Jornalista da Unifesspa. Nesse período, foi feita a definição da estrutura organizacional e iniciada a aquisição de equipamentos e da infraestrutura necessária para o desempenho das atividades de comunicação.

O único cargo de jornalista foi ocupado, em seguida, por Fábio Ferreira, o segundo colocado no concurso, que permaneceu na equipe até meados de 2017. Depois, o cargo de jornalista foi ocupado por Viviane Pereira Fialho. As mudanças foram provenientes de processos de vacância e redistribuição, formas de provimento previstas pela Legislação.

Em 2015, a Ascom passou a contar com mais uma servidora efetiva, com a nomeação da assistente administrativa Dorys Liliana Rivarola, com formação superior na área de Comunicação. Em seus primeiros cinco anos de existência, a Ascom viveu o processo de estruturação e composição da equipe, contando ainda com a colaboração de estagiários de diferentes cursos da Unifesspa.

Nos anos 2016 e 2018, a Ascom ampliou a equipe com a chegada de mais três profissionais da área de comunicação, sendo dois redatores e um técnico de audiovisual, ambos com formação superior em Comunicação Social. Também passaram pela Ascom ao longo de sua constituição, os servidores Giselle da Costa Batista (assistente administrativa) e Jordânio Silva (administrador), este último ocupando a função de Assessor de Comunicação.

O setor continua sendo estruturado para melhor atendimento da comunidade universitária, ampliando, a cada dia, os projetos e ações de comunicação social, fortalecendo a imagem da Unifesspa junto aos diferentes públicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página